PsicologiaDependência química
- (UFMG 2018)
O uso e o abuso de substâncias psicoativas na adolescência são uma preocupação séria à juventude.
Leia com atenção as cinco proposições abaixo sobre esse tema.
I Sobre o abuso de substâncias na adolescência, estudos mostram que crianças em famílias com as medidas mais baixas de supervisão e monitoramento parental iniciaram uso de álcool, tabaco e outras drogas mais cedo do que aquelas pertencentes a famílias com mais supervisão.
II Estudos sobre filhos de alcoolistas criados longe de seus lares biológicos revelaram que tais filhos não tinham chance de se tornarem alcoolistas.
III As medidas de prevenção em saúde podem ser classificadas em primária, secundária e terciária. Em geral, as metas da prevenção são: atrasar o início do uso da droga; reduzir a quantidade de droga consumida; reduzir os riscos associados ao uso; e detectar e tratar precocemente o uso/abuso de substâncias.
IV O potencial de dependência de uma droga está relacionado à velocidade com que a substância chega ao cérebro. A via de consumo da droga não exerce influência nesse potencial.
V A longo prazo e em caso de uso precoce (antes dos 16 anos), a maconha pode ocasionar prejuízos cognitivos mais graves, particularmente na atenção e na memória, podendo afetar também outras habilidades cognitivas, como a flexibilidade mental.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
A) I, III e V.
B) I, II, III e V.
C) I, II e IV.
D) I, II, III, IV e V.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 13
Vamos para o Anterior: Exercício 11
Tente Este: Exercício 37
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia