PortuguêsInterpretação de textos (4)
- (NC-UFPR 2015)
Considere o seguinte texto:
Um dos principais problemas escolares (e talvez culturais) do Brasil é o ensino de língua na escola. Exames mostram que se lê e se escreve com alguma precariedade. Testes não cessam de mostrar uma série de problemas.
Às vezes, são problemas falsos, ou menores, como certos desvios de grafia e de gramática que até os profissionais da escrita cometem (e que os revisores limpam). A ênfase nestes detalhes ajuda a emperrar projetos interessantes. Tais problemas às vezes são considerados graves por ignorância dos que são os problemas graves. Mas, como são os únicos conhecidos...
Em diversas áreas, como a agricultura e a indústria, todos sabem que o desenvolvimento científico é crucial para seu sucesso (basta ver o que a Embrapa fez e faz). No entanto, na área do ensino de língua, não só o que se sabe sobre línguas e sobre seu aprendizado é pouco levado em conta, como chega a ocorrer o contrário: as informações científicas são consideradas uma ameaça.
(Disponível em <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/palavreado> . Acesso em 26/06/2015. Adaptado)
De acordo com o texto:
A) Os dois principais problemas do Brasil são os problemas escolares e os culturais.
B) Projetos interessantes são barrados nas escolas porque os profissionais cometem desvios de grafia e gramática.
C) As análises da educação têm focado em problemas sem importância efetiva para a aprendizagem.
D) Faltam pesquisas na área do ensino de língua.
E) Os testes aplicados na escola para avaliar a aprendizagem da língua têm problemas, mostrando um falso resultado.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 12
Vamos para o Anterior: Exercício 10
Tente Este: Exercício 451
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português