Artes cênicasDiversos
- (FUNIVERSA 2015)
Considerando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.
A) O texto teatral, no Teatro Contemporâneo, tem recebido diversas formas de tratamento e de criação. Entre elas, podem-se destacar a adaptação, a bricolagem, a criação coletiva e os processos colaborativos. A improvisação teatral é um dos recursos utilizados na criação com base nas duas últimas formas.
B) Hans-Thies Lehmann, crítico teatral, entende que grande parte do teatro ocidental até o final do século XX tem respondido aos princípios da mímesis e da Kátharsis aristotélicas, princípios que têm sido mantidos no Teatro Contemporâneo.
C) A cena teatral contemporânea tem se caracterizado, comumente, em torno da interpretação de textos pré-escritos que objetivem conflitos psicológicos e morais entre as personagens, ou seja, em torno de esquema narrativo que sirva bem ao cinema, à TV e ao teatro.
D) Autores e diretores teatrais, como Samuel Beckett e Ariane Mnouchkine, entre outros, começaram a construir uma dramaturgia fragmentária, na segunda metade do século XX, trabalhando para garantir as especificidades e a pureza da linguagem teatral.
E) As novas formas contemporâneas da linguagem teatral propõem a redefinição do status do dramaturgo e do diretor, possibilitando a manutenção e a dependência recíproca dos papéis das várias linguagens da cena, como a cenografia, a iluminação ou o som.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38
Vamos para o Anterior: Exercício 36
Tente Este: Exercício 76
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes cênicas