OdontologiaRadiologia
- (FCC 2018)
O exame clínico de paciente com 28 anos de idade, sexo feminino, mostra que houve fratura na região mésio-oclusal de restauração em resina composta no dente 35, com a perda do fragmento. O exame radiográfico mostra ausência de cárie. O prontuário registra que foi realizada uma restauração Classe II MOD em resina composta microparticulada no dente 35, há cinco anos. O procedimento clínico indicado é
A) remoção total da restauração em resina composta microparticulada e substituição por resina micro-híbrida com baixo módulo de elasticidade, que apresenta menor deformação frente às tensões mastigatórias.
B) aplicação de ácido fluorídrico a 9,5% e tratamento da restauração remanescente com silano, visando restabelecer uma nova união química entre as partículas inorgânicas e a matriz orgânica da resina reparadora.
C) confecção de retenções macromecânicas e inserção de resina composta com objetivo de preenchimento do espaço deixado pelo fragmento fraturado da restauração.
D) asperização da resina composta remanescente com ponta diamantada, limpeza com ácido fosfórico a 37% por 30 segundos e aplicação de uma camada de resina de baixa viscosidade entre a resina antiga e a resina reparadora.
E) remoção total da restauração em resina composta microparticulada e substituição por amálgama, que é mais resistente aos esforços mastigatórios requeridos pelo dente 35.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Odontologia