Procura

Administração públicaGestão de politicas públicas


EXERCÍCIOS - Exercício 9

  • (FADESP 2018)

A análise das políticas públicas apoia-se em diferentes modelos teóricos que expressam opções metodológicas distintas. Dentre esses modelos teóricos, a teoria racionalista compreende que “a política racional é aquela que produz ganho social máximo”. Duas premissas embasadas na teoria racionalista de análise das políticas públicas são as seguintes:


A) i - a sociedade se divide entre os que têm poder e os que não têm e um pequeno grupo decide; ii - as massas, embora numericamente maiores, não decidem sobre as políticas públicas.

B) i - não se deve adotar políticas cujos custos excedam seus benefícios; ii - os tomadores de decisão devem selecionar, dentre as opções políticas, aquela que produza o maior benefício em relação a seus custos.

C) i - há dentre os grupos economicamente poderosos um acordo sobre os valores do sistema de proteção social; ii - as bases do consenso da elite são o respeito à propriedade privada, a delimitação do governo e a liberdade individual.

D) i - é mais seguro manter programas conhecidos quando as consequências de novos programas não podem ser previstas; ii - as elites influenciam as massas mais do que as massas influenciam as elites.

E) i - as políticas públicas não refletem as demandas das massas, mas antes as opções das elites econômicas; ii - a política pública é, em qualquer momento no tempo, o equilíbrio alcançado na luta entre os grupos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10

Vamos para o Anterior: Exercício 8

Tente Este: Exercício 24

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração pública






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.60ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=0.57ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 3ms))