PortuguêsAnálise sintática
- (Sigma Consultoria e Pesquisas 2015)
Leia estes trechos do texto Não se pode ser sem rebeldia:
Eu acho que os adultos, pais e professores, deveriam compreender melhor que a rebeldia, afinal, faz parte do processo de autonomia, quer dizer, não é possível ser sem rebeldia. [...] Tem professores que acham que a única saída para a rebelião, para rebeldia é a castração. Eu confesso que tenho grandes dúvidas em torno do castigo.
Eu acho que a liberdade não se autentica sem o limite da autoridade, mas o limite que a autoridade se deve propor a si mesma, para propor ao jovem a liberdade, é um limite que necessariamente não se explicita através de castigos. [...]
A liberdade que não faz uma coisa porque tem o castigo não está “eticizando-se”. É preciso que eu aceite a necessidade ética, aí o limite é compromisso e não mais imposição [...]. O castigo não faz isso. O castigo pode criar docilidade, silêncio. Mas os silenciados não mudaram o mundo.
Paulo Freire. Pedagogia dos sonhos possíveis . Ana M. A. Freire (Org.). Unesp.
Identifique a afirmação incorreta.
A) Trata-se de um texto dissertativo, no qual marcas linguísticas como “eu acho que”, “eu confesso que tenho”, “que eu aceite” evidenciam um posicionamento nitidamente pessoal do autor relativamente ao tema.
B) “eticizando-se” (terceiro parágrafo), que significa “tornando-se ética”, está entre aspas por ser um neologismo, isto é, uma palavra inventada pelo autor do texto.
C) Em “Eu confesso que tenho grandes dúvidas em torno do castigo”, a segunda oração funciona como objeto direto da primeira.
D) Em “É preciso que eu aceite a necessidade ética”, a segunda oração funciona como sujeito da primeira.
E) Se, no período “Eu acho que a liberdade não se autentica sem o limite da autoridade”, a oração principal for substituída por “É inquestionável”, a segunda oração, que funciona como objeto direto , passará a funciona como sujeito , mas não haverá alteração alguma no grau de subjetividade da afirmação expressa nesse período
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 335
Vamos para o Anterior: Exercício 333
Tente Este: Exercício 255
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português