GeografiaGeografia política
- (IDECAN 2015)
A mudança do objeto de estudo da Geografia tem relação com o movimento de renovação da disciplina, ocorrido a partir da década de 1970, quando esta enfrentou uma reformulação de suas bases teóricas e metodológicas. Em 1976, Yves Lacoste publica o livro “Geografia: isso, serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”. A publicação é considerada um marco histórico desse período. No livro, o geógrafo francês Yves Lacoste denunciava
A) a existência de uma “Geografia dos professores” marcada pela integração da geopolítica com uma pedagogia crítica que desenvolvia competências para aumentar seus laços com o Estado e a sociedade.
B) a formação de um movimento progressista no âmbito do mundo acadêmico que articulava uma “Geografia dos Estados‐maiores” com os interesses das classes populares e a sociedade civil organizada.
C) uma “Geografia dos Estados‐maiores” articulada com uma nova geopolítica do mundo subdesenvolvido baseada no nacionalismo em detrimento dos interesses do capital industrial e financeiro internacional.
D) uma “Geografia dos professores” ensinada nas salas de aula e materializada nos livros didáticos, que mascarava o papel da geopolítica e seus vínculos com a estrutura de poder dominante.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 42
Vamos para o Anterior: Exercício 40
Tente Este: Exercício 11
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia