GeografiaGeografia econômica
- (IDECAN 2015)
“Para ser efetiva, a geografia histórica deve seguir dois caminhos paralelos. Por um lado, ela deve levantar a história da mudança de um dado lugar ao longo de um segmento de tempo selecionado; por outro lado, ela deve acompanhar a disseminação de um ou mais fatores de modernização sobre uma porção do Globo mais ou menos dimensionável. Talvez seja por esta razão que Jean Brunhes (1952) considera a geografia histórica ‘o aspecto mais complicado da geografia humana’, uma vez que ela é ao mesmo tempo ‘o empreendimento mais audacioso e aventuroso e, todavia, aquele que [...] em virtude de uma singular ilusão tem parecido o mais fácil.”
(SANTOS, Milton. Economia espacial: críticas e alternativas. 2ª ed. São Paulo: Ed. da USP, 2003, p. 44.)
A Geografia Histórica e a Difusão de Inovações são temas importantes na produção geográfica contemporânea. O trecho anterior, em particular, alerta quanto à ilusão de simplificarmos a maneira como, muitas vezes, tentamos recuperar o passado para procurar explicar como o espaço geográfico hoje se apresenta, considerando‐o um produto histórico e social. Todas as opções procuram estabelecer uma relação entre “contexto histórico” e formação “socioespacial”. Qual a opção que apresenta de forma mais fidedigna e explícita as recomendações metodológicas destacadas?
A) O advento de linhas de bondes e de trens ampliou a malha urbana da Cidade do Rio de Janeiro, facultando a ocupação das zonas sul e norte já na segunda metade do século XIX.
B) A descrição do contexto da Guerra Fria serve como suporte narrativo linear capaz de explicar o desencadear de processos que ajudaram a configurar o Espaço Político Mundial Contemporâneo.
C) O resgate do período da União Ibérica enfatiza as razões que levaram Portugal a tomar posse de terras para além das Tordesilhas, corroborando para a configuração do atual território nacional.
D) O BENELUX e a CECA podem ser considerados tentativas embrionárias de integração do bloco político e econômico que hoje denominamos de União Europeia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 59
Vamos para o Anterior: Exercício 57
Tente Este: Exercício 197
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia