PedagogiaGestão democrática
- (IF-SC 2015)
Segundo Oliveira (2006, p. 01), “para a compreensão da gestão democrática como direito de participação, precisamos, antes, entender a escola como uma instituição social que, de acordo com a nossa legislação, tem como função primeira a formação de cidadãos para participar conscientemente da sociedade em que vivem". Acerca da gestão democrática, marque as afirmações verdadeiras com ( V) e as falsas com ( F).
( ) Gestão democrática e Projeto Político Pedagógico constituem temas intrinsecamente ligados e complexos, portanto é pela gestão democrática que se constrói um projeto pedagógico participativo.
( ) A Gestão Democrática só é passível de concretização na escola quando ela se organiza por meio das Instâncias Colegiais que são respaldadas pelo Projeto Político Pedagógico.
( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96, constitui a primeira lei a estabelecer a Gestão Democrática na educação brasileira.
( ) No processo de gestão escolar as instâncias colegiadas colaboram para o aprimoramento do processo educativo, isto é, participam colaborativamente no objetivo principal da escola: o processo de ensino e aprendizagem.
( ) Para a organização da gestão escolar, na perspectiva da gestão democrática, é necessário que todos os autores da comunidade escolar conheçam criticamente os processos avaliativos internos e externos que envolvem a educação escolar.
( ) A gestão colegiada permite à comunidade participar da gestão democrática escolar, pois pode solicitar, por meio de conselhos escolares, melhorias na área pedagógica, financeira e administrativa da escola.
( ) A comunidade vivencia a gestão democrática de forma plena quando participa da eleição da direção escola.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A) V, V, V, F, V, F, F
B) V, F, F, F, F, V, V
C) V, F, V, V, V. F, V
D) V, V, F, V, F, F, V
E) V, V, F, V, V, V, F
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 67
Vamos para o Anterior: Exercício 65
Tente Este: Exercício 16
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia