Procura

FarmáciaFarmacologia clínica


EXERCÍCIOS - Exercício 44

  • (CRF-TO 2015)

O fortalecimento da pesquisa clínica no Brasil implica a criação, expansão ou consolidação de novos centros, em especial na recuperação dos hospitais universitários e do fortalecimento do vínculo entre ensino e pesquisa. A integração entre pesquisa biomédica e básica é indispensável para geração de conhecimento nacional em questões específicas e para estruturar o setor produtivo de tecnologia ligada à saúde.

Fonte: ZAGO, M. A. A pesquisa clínica no Brasil. Ciência & Saúde

Coletiva, v. 09, p. 363-374, 2004.

Em relação à pesquisa clínica podemos afirmar que:




A) A fase pré-clínica de testes de novos fármacos, realizada com voluntários saudáveis, tem por objetivo determinar o grau de segurança da substância em seres humanos.

B) Nos testes clínicos randomizados, os participantes do ensaio possuem a mesma probabilidade de receber o agente teste ou controle, sendo esta escolha atribuída ao pesquisador responsável.

C) A fase IV da pesquisa clínica consiste na realização de ensaios que visam estabelecer, principalmente, a eficácia da farmacoterapia. É realizada com o maior número possível de pacientes doentes.

D) Os ensaios conhecidos como duplo-cego são aqueles em que nem os profissionais de saúde nem os próprios pacientes sabem quais voluntários estão recebendo a droga-teste ou droga-controle.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 45

Vamos para o Anterior: Exercício 43

Tente Este: Exercício 30

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.25ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.49ms))((ts_substr_c=0.72ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 4ms))