Procura

PsicologiaFreud


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (Prefeitura de Fortaleza - CE 2018)

A singularidade do diagnóstico psicanalítico repousa sobre o entendimento do sentido do sintoma. Conforme Freud (1917/2007), a psiquiatria apenas classifica os sintomas, mas muito pouco diz sobre eles. Pensando sobre a especificidade do diagnóstico para a psicanálise, a hipótese que melhor traduz esse entendimento seria a de que:


A) a teoria psicanalítica opera uma torção na compreensão do adoecimento psíquico, entendida pela psiquiatria, por incluir a história de vida na causação do sintoma.

B) Freud, ao propor três formas de funcionamento psíquico, a saber, a neurose, a perversão e a psicose, se distanciaria de um diálogo possível com a psiquiatria de sua época.

C) a constituição sintomática estabelece uma fraca ligação com as demais manifestações do inconsciente e, devido a isso, Freud coloca o exame sobre o sintoma como um capítulo à parte de sua teoria.

D) a teoria freudiana não se atualiza diante das classificações trazidas pelos manuais diagnósticos, o que acarreta uma defasagem da própria teoria nos dias atuais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 134

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.54ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=1.19ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 5ms))