Procura

PortuguêsFlexão verbal de modo (indicativo subjuntivo imperativo)


EXERCÍCIOS - Exercício 22

  • (UFMT 2015)

[...] todas as vezes que intentamos ler os sinais dos tempos na realidade atual, é conveniente ouvir os jovens e os idosos. Tanto uns como outros são a esperança dos povos. Os idosos fornecem a memória e a sabedoria da experiência, que convidam a não repetir tontamente os mesmos erros do passado. Os jovens chamam-nos a despertar e a aumentar a esperança, porque trazem consigo as novas tendências da humanidade e abrem-nos ao futuro, de modo que não fiquemos encalhados na nostalgia de estruturas e costumes que já não são fonte de vida no mundo atual.

Os desafios existem para ser superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a audácia e a dedicação cheia de esperança. Não deixemos que nos roubem a força missionária.

(PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium . São Paulo: Paulus e Loyola, 2013.)


Em relação ao uso de tempos verbais no texto, analise as afirmativas.

I - Por expressarem uma atitude de conselho, as formas verbais sejamos e deixemos estão no modo subjuntivo.

II - Chamam e trazem , formas verbais no modo indicativo, revelam uma atitude de certeza do falante em relação ao fato tratado.

III - No trecho de modo que não fiquemos encalhados , a forma verbal está no subjuntivo, pois o falante expressa atitude de suposição.

IV - As formas verbais despertar e aumentar , precedidas da preposição a , estão no imperativo, tanto que indicam uma atitude de mando ou pedido do falante.

Estão corretas as afirmativas




A) I e IV, apenas.

B) II e III, apenas.

C) I, II e III, apenas.

D) II, III e IV, apenas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 23

Vamos para o Anterior: Exercício 21

Tente Este: Exercício 18

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.34ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.53ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 6ms))