PsicologiaPsicologia da saúde
- (VUNESP 2015)
De acordo com Mello Filho (In: Mello Filho, 2011), em relação aos grupos no hospital geral, é correto afirmar que
A) as alianças estabelecidas entre dois ou mais pacientes integrantes de um grupo são um fenômeno positivo que deve ser identificado e estimulado pelo terapeuta, uma vez que favorecem a identificação e a troca de experiências.
B) a abstenção dos processos de comunicação não deve ser assinalada pelo terapeuta quando envolver sentimentos transferenciais ou dificuldades em lidar com a contratransferência, uma vez que o foco dos grupos não deve ser a relação terapeuta-paciente.
C) a interpretação do grupo deve excluir ou anular a interpretação de um paciente. O terapeuta não deve se dirigir aos pacientes individualizando-os e acentuando as diferenças, assumindo uma postura técnica grupal.
D) um grupo de pacientes com doenças somáticas variadas é um desafio para o terapeuta, pois não permite a integração dos indivíduos que, por sua vez, terão dificuldade em tolerar intervenções dirigidas a outros pacientes em particular.
E) os instrumentos analíticos não devem ser usados no setting em si, mas são fundamentais na compreensão das situações básicas de um grupo. A agressividade, a inveja e a competição destrutiva existem e precisam ser experimentadas e denunciadas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Psicologia