PedagogiaFunção social da escola e compromisso social do educador
- (VUNESP 2015)
Segundo Silva (In: Tavares, 2010), a escola democratizante é associada à ideia de escola da comunicação devendo priorizar na formação do aluno a capacidade de expressão, de compreender as mensagens escritas e orais. É necessário trabalhar o diálogo, ensinando o aluno a argumentar, analisar discursos e mensagens e, principalmente, a manejar a língua como instrumento de emancipação e autonomia; e, ainda, a escola deve ensinar a ler os meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, que veicula mensagens descontextualizadas. Nesse sentido, para a autora, o trabalho da escola deve assumir o compromisso de capacitar os indivíduos para serem
A) participantes ativos nos movimentos sociais.
B) participantes dos movimentos estudantis na escola.
C) participantes dos conselhos de escola e do grêmio estudantil.
D) autores e atores em atividades curriculares e pedagógicas.
E) atores e autores do projeto de sociedade em que vivem.
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