Procura

HistóriaOcupação de novos territórios: colonialismo


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (CONSULPLAN 2015)

“Neste tempo veio recado ao Governador como o gentio Tupiniquim da Capitania de Ilhéus se alevantava e tinha morto muitos cristãos e destruído e queimado todos os engenhos dos lugares e os moradores estão cercados e não comiam senão laranjas (...) Na noite que entrei em Ilhéus (Capitania) fui a pé em uma aldeia que estava a sete léguas da vila (...) e a destruí e matei todos os que quiserem resistir e a vinda vim queimando e destruindo todas as aldeias que ficaram atrás e por que o gentio se ajuntou e veio me seguindo ao longo da praia lhes fiz algumas ciladas onde os cerquei e lhes foi forçado deitaram a nado no mar da costa brava. Mandei outros índios atrás deles (Os Tupinambás, que habitavam a região de Itaparica e Camamu e eram inimigos mortais dos Tupiniquins) e gente solta que os seguiram perto de duas léguas e lá no mar (...) pelejaram que nenhum Tupiniquim ficou vivo, e todos os trouxeram à terra e os puseram ao longo da praia por ordem que tomavam os corpos perto de uma légua."

( Mem de Sá. Carta ao Rei de Portugal, de 31/3/1560. in: Benedito Prezia e Eduardo Hoornaert.
Essa terra tinha dono. São Paulo. FTD. 1995. p. 75.
)

Tendo em vista o texto e o contexto da chegada dos europeus na América no início da colonização, é correto afirmar acerca dos nativos americanos que




A) praticamente todas as tribos ameríndias eram monoteístas e já estabeleciam organizações bastante evoluídas em relação à política. Tais culturas entraram em choque com os europeus.

B) os Jesuítas, trazidos para o Brasil para catequisar os índios, foram logo expulsos, uma vez que entraram em choque com os desígnios da Coroa Portuguesa em relação ao trabalho indígena.

C) o único antagonismo entre europeus e indígenas, expresso em batalhas e conflitos pelo território brasileiro, diz respeito às diferenças religiosas entre eles, uma vez que os europeus renegaram suas crenças.

D) a colonização do Brasil, tanto quanto das outras partes do continente americano, foi marcada pelo genocídio e por todo tipo de violência aos indígenas, legitimada em grande parte pelo eurocentrismo e pelo mercantilismo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5

Vamos para o Anterior: Exercício 3

Tente Este: Exercício 17

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=15.50ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.97ms))((ts_substr_im=0.84ms))
((total= 18ms))