PedagogiaPressupostos epistemológicos: teorias do conhecimento
- (VUNESP 2015)
A coordenadora Kátia realizou, com os professores das séries iniciais do ensino fundamental, uma revisão das teorias educacionais que dão suporte à construção do conhecimento, favorecendo, assim, a organização do trabalho didático-pedagógico. A equipe percebe que as concepções sobre o conhecimento constituem uma questão crucial, pois elas permeiam as práticas pedagógicas em sala de aula e essa percepção está correta, pois, segundo Cortella (1998), o conhecimento é entendido como
A) algo acabado, pronto, que quem detém passa a quem não sabe.
B) algo sem conexão com sua produção histórica e social.
C) um processo de produção e construções históricas, sociais e culturais.
D) algo mágico, transcendental, que acontece com a maturidade.
E) estático, relacionado com as ideias prévias e com muita exercitação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8
Vamos para o Anterior: Exercício 6
Tente Este: Exercício 3
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia