PsicologiaGrupos terapêuticos
- (VUNESP 2015)
A técnica grupal deve ser desenvolvida a partir do conhecimento dos objetivos do trabalho terapêutico proposto pela Instituição. Em relação ao seu aporte técnico-teórico, Mello Filho (In: Mello Filho, 2011) afirma que
A) nos grupos de enfermaria, o objetivo é oferecer informações objetivas referentes à doença dos pacientes, não havendo necessidade de abertura de discussões referentes à questão do sofrimento que antecede a morte.
B) os grupos de pacientes crônicos são os de maior complexidade e duração, já que após vencidas as questões iniciais, o paciente tem a oportunidade de ultrapassar uma postura mais reflexiva e buscar uma terapia de autoconhecimento.
C) interpretação, clarificação, assinalamentos e confrontações são intervenções indicadas para uso em grupo de pacientes somáticos, pois favorecem o esclarecimento do funcionamento mental do paciente, produzindo um novo conhecimento.
D) a interpretação é um recurso importante na intervenção em grupo, que necessita de um bom manejo para possibilitar ao paciente (e ao grupo) a descoberta e criação de significações referentes a cada um e ao todo.
E) os grupos de reflexão devem ser aplicados apenas a um conjunto homogêneo de pacientes, já que somente estes possuem maior constância de membros e permitem a discussão coesa de questões relativas ao adoecer e aos seus efeitos na vida do sujeito.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9
Vamos para o Anterior: Exercício 7
Tente Este: Exercício 87
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia