Procura

Comunicação socialOpinião pública


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FCC 2018)

Considere os dois trechos a seguir, sobre pesquisas de opinião.

I. Levantamento conduzido pelo CONECTA revela que a grande maioria dos internautas brasileiros (73%) afirma já ter consumido transgênicos e, entre os 27% que não sabem ou afirmam que não ingeriram, 59% se mostram abertos a experimentar. Em linha com o que os estudos científicos, testes e análises de biossegurança garantem – que os transgênicos são seguros para alimentação humana, animal e para o meio ambiente − apenas uma minoria acredita que eles fazem mal (33%) ou causam reações alérgicas (29%) .

(Adaptado de: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/brasileiro-esta-aberto-ao-consumo-de-transgenicos-aponta-pesquisa/ )

II. O Greenpeace Brasil encomendou uma pesquisa ao IBOPE Inteligência sobre a percepção do cidadão em relação aos agrotóxicos. Os dados apontam que 82% da população brasileira considera muito importante que um político apresente propostas para a introdução de alimentos sem agrotóxicos na merenda escolar da rede pública. Para quase 60%, políticos que têm como prioridade a introdução de alimentos sem agrotóxicos nas escolas têm uma imagem mais positiva .

(Adaptado em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/para-brasileiro-e-muito-importante-que-politicoscriem-propostas-de-merenda-sem-agrotoxico/ )

Os resultados mostram que as pesquisas de opinião




A) medem adequadamente dados de realidade representados na percepção do público, coincidindo a abstração do participante com a realidade objetiva.

B) devem apresentar resultados conflitantes em levantamentos distintos a respeito de objetos relacionados entre si.

C) medem abstrações pessoais e individuais que, articuladas, demonstram as percepções e intenções de um determinado grupo.

D) são incapazes de estabelecer nexos causais entre eventos abordados em questionários, formulários ou entrevistas estruturadas.

E) servem adequadamente para, com a percepção pública, validar dados de realidade para os quais não há comprovações irrefutáveis.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 5

VOLTAR ao índice: Comunicação social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+