Procura

Medicina legalGenética forense


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (FUNIVERSA 2015)

O processo de identificação por DNA (ácido desoxirribonucleico) tem por lastro a assertiva de que cada indivíduo é geneticamente único (à exceção dos gêmeos idênticos), o que torna praticamente obsoletas outras técnicas antecedentes. Quanto a esse processo de identificação, assinale a alternativa correta.


A) Apresenta como limitação a impossibilidade de ser realizado em fragmentos ósseos e unhas.

B) A molécula de DNA mostra-se ideal para o processo de identificação em função da ausência de polimorfismos, facilitando assim a análise do comprimento dos fragmentos resultantes da ação das enzimas de restrição.

C) O DNA mitocondrial, diferentemente do DNA nuclear, não é útil para a tentativa de identificação de restos humanos, uma vez que se faz escassamente presente em pelos sem bulbo piloso (hastes pilosas) e sangue.

D) A molécula de DNA apresenta três componentes fundamentais: a desoxirribose, um grupo fosfato e quatro tipos de bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina e timina), dispostos em um modelo estrutural de dupla hélice circular, no DNA nuclear, que permite uma análise exclusivamente da herança materna, permitindo inclusive a identificação por meio de gerações distantes na linha materna.

E) A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica comumente utilizada para se determinar o perfil de DNA em uma amostra. Sensível e moderna é capaz de gerar com eficácia um grande número de cópias de um determinado segmento de DNA a partir de pequena quantidade de material genético.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Medicina legal






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.85ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.46ms))((ts_substr_im=0.70ms))
((total= 3ms))