JornalismoCódigo de ética dos jornalistas brasileiros
- (FGV 2018)
A partir do momento em que a notícia se vê circunscrita a uma lógica de produção em moldes industriais, a busca pela superação das metas de circulação anteriormente traçadas passa a dar o tom nas redações. Fake news , retórica sensacionalista e agendamento do noticiário são empregados. Contudo, existem protocolos implícitos tanto de natureza deontológica quanto ética relacionados à atuação do profissional de imprensa.
Com relação ao jornal-empresa, é correto afirmar que:
A) a proposição do método “igreja-estado” visava à separação dos interesses editoriais dos comerciais com o objetivo de propalar o viés sensacionalista nas publicações;
B) de acordo com os valores do jornalismo independente, os critérios de negócios, na definição das pautas, devem sobrepujar os critérios editoriais;
C) desde que o leitor não se incomode, as publicações informativas podem estampar anúncios como se fossem notícias;
D) a divisão do trabalho centralizou o gatekeeping nas mãos dos editores que, por sua vez, ora se orientam por leis de mercado ora por conveniências de grupos de interesse;
E) o papel do jornalismo é fornecer informações pouco isentas aos cidadãos, orientando-os para que possam tomar decisões conscientes.
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