AtualidadesGuerras conflitos e terrorismo
- (VUNESP 2015)
O grupo extremista islâmico autodenominado “Estado Islâmico" (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico no norte do Iraque, segundo fontes curdas. A antiga cidade de Hatra foi fundada durante o império parta, há mais de dois mil anos, e é considerada pela Unesco, órgão da ONU, um patrimônio histórico da humanidade. No início desta semana, militantes do grupo haviam começado a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio fundada no século 13 a.C.. Essa onda de destruição de patrimônios históricos e culturais gerou revolta entre autoridades e pesquisadores.
(UOL, 7 mar.15. Disponível em: <http://goo.gl/hCjcb3> Adaptado)
Nesse episódio, ao destruir alguns patrimônios históricos no Iraque, o “Estado Islâmico”,
A) fez vídeos em que ameaça destruir o patrimônio de cidades ocidentais, como Paris e Roma, deixando autoridades em alerta para atentados terroristas.
B) exigiu, em seus comunicados, que Londres e Nova Iorque devolvessem aos povos do Oriente Médio os patrimônios árabes expostos em grandes museus.
C) pôs à venda no mercado negro artefatos antigos, transformando antiguidades em uma importante fonte de renda para o grupo.
D) defendeu que os países árabes islâmicos retirem do currículo das suas escolas as aulas de História, para não divulgar as civilizações do passado.
E) retomou a prática da Al Qaeda de não registrar com fotos ou vídeos essa destruição, para não serem responsabilizados por crimes de guerra.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 58
Vamos para o Anterior: Exercício 56
Tente Este: Exercício 113
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Atualidades