Procura

Direito tributárioPrincípio da liberdade de locomoção


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FCC 2016)

Um determinado Estado brasileiro, famoso pelas lindas paisagens que ornamentam muitas de suas cidades, estava passando por severa crise econômica. Decidiu, em razão disso, investir fortemente no turismo destas cidades, com a finalidade de atrair pessoas com alto poder aquisitivo e que estivessem predispostas a gastar neste “Estado paradisíaco”. Paralelamente, com o intuito de evitar a afluência e o tráfego de turistas provenientes de unidades federadas com baixo ou nenhum poder aquisitivo, o governo deste “Estado paradisíaco” criou uma exação que denominou de “Taxa Interestadual de Compensação Financeira”, e que tinha o intuito específico de impedir, ou, pelo menos, de reduzir o tráfego de pessoas provenientes de outros Estados sem poder aquisitivo naquelas cidades turísticas do Estado. De acordo com a Constituição Federal, essa taxa


A) poderia ser cobrada, desde que obedecido o princípio da anterioridade.

B) poderia ser cobrada, desde que obedecidos os princípios da anterioridade e da anterioridade nonagesimal (noventena).

C) não poderia ser cobrada.

D) poderia ser cobrada, desde que obedecidos os princípios da anterioridade e da irretroatividade.

E) não poderia ser cobrada pelo Estado em que se localizam essas cidades, pois a competência para instituir essa taxa é do Estado de proveniência dos turistas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: Direito tributário






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=16.75ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.47ms))((ts_substr_c=2.14ms))((ts_substr_im=0.99ms))
((total= 20ms))