Sistemas operacionaisClusters
- (IF SUL - MG 2016)
Por ser um componente muito apreciado nos computadores, principalmente pela alta demanda de processamento para os recursos multimídias utilizados nos computadores, ou até mesmo na construção de clusters computacionais, devido às especificidades de seus processadores, as placas de vídeo ganham destaque na hora de especificar a aquisição de computadores, pois, de acordo com a finalidade, devem garantir um mínimo de qualidade e desempenho. Diversas tecnologias estão presentes nas placas mais modernas e podem representar um ganho muito grande ou em custo final ou em desempenho.
Especificamente em relação a essas tecnologias, pode-se perceber que há equívoco em afirmar que:
A) Modo SLI: permite a utilização de duas ou mais placas de vídeo em paralelo, desde que a placa-mãe possua dois ou mais slots PCI-Express 16x e seja compatível com este modo, as placas de vídeo possuam chipset NVIDIA, tenham o mesmo chip gráfico e também ofereçam suporte ao SLI.
B) CrossfireX: permite conectar duas ou mais placas de vídeo em paralelo para aumentar o desempenho. Exige que a placa-mãe tenha dois ou mais slots PCI-Express 16x, as placas de vídeo tem que possuir chipset ATI/AMD e tanto elas quanto a placa-mãe devem ser compatíveis com o recurso. A vantagem é que as placas de vídeo não precisam ser iguais entre si, desde que sejam da mesma geração.
C) Modo Virtu Universal MVP: permite a utilização de duas ou mais placas de vídeo, buscando aumentar o desempenho das aplicações. Este modo foi desenvolvido para permitir que se utilize, concomitantemente, placas de vídeo de fabricantes diferentes, eliminando assim as limitações dos modos CrossfireX e SLI.
D) Modo Physx: permite reaproveitar uma placa de vídeo NVIDIA, diferente da placa de vídeo principal, como um processador dedicado para cálculos físicos, aumentando não o desempenho, mas o realismo dos gráficos exibidos. Para isso, o software a ser executado deve fornecer suporte a este modo, não sendo autoaplicável a todos os programas.
VOLTAR ao índice: Sistemas operacionais