Procura

PortuguêsFunções morfossintáticas da palavra se


EXERCÍCIOS - Exercício 45

  • (Instituto Excelência 2016)

A partícula “SE” possui várias formas de uso, sendo assim, analise as afirmativas a seguir:

I - Como pronome, o “SE” pode ser Pronome Pessoal Reflexivo: neste caso a ação envolve dois sujeitos, em que ambos praticam a ação um sobre o outro, e portanto também sofrem a conseqüência da ação praticada.

II - Como pronome, o “SE” pode ser Pronome Pessoal Recíproco: Neste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas conseqüências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação.

III – Como pronome apassivador o “SE” serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente. Chamamos de sujeito “paciente”. O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa.

IV – O “SE” também pode ser utilizado como pronome indefinido, chamado ainda de índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome.

V - Como conjunção subordinativa, o “SE” pode ser condicional, podendo ser substituído pelas construções 'já que', 'visto que' e 'por que'. É utilizado na oração subordinada para indicar a condição da oração principal.

Está CORRETO o que se afirma em:




A) Apenas I e II.

B) Apenas III e IV.

C) Apenas I e V.

D) Nenhuma das alternativas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 46

Vamos para o Anterior: Exercício 44

Tente Este: Exercício 197

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.77ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.73ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 4ms))