EnfermagemDoenças infecciosas e parasitárias
- (INSTITUTO AOCP 2016)
Homem, 26 anos, durante a realização de leitura de hidrômetros, foi mordido em mão direita por cão que estava na rua. O ferimento foi único, superficial e localizado em polpa digital. Após a mordedura, o cão fugiu e o trabalhador procurou o serviço de saúde ocupacional da empresa para orientações sobre o que deveria fazer. A conduta adequada do auxiliar de enfermagem nesse caso é
A) realização de curativo com povidine tópico e observação por 10 dias. Caso não melhore, avaliar possibilidade de esquema de profilaxia antirrábica.
B) lavagem com água e sabão e encaminhamento ao serviço de saúde de referência para avaliação de esquema de profilaxia antirrábica e realização de notificação.
C) encaminhamento para consulta com médico do ambulatório, curativo e avaliação de vacinação antitetânica somente, visto que todos os ferimentos superficiais dispensam a realização de profilaxia antirrábica e notificação.
D) avaliação de estado vacinal e encaminhamento para serviço de saúde exclusivamente para avaliação de necessidade de sutura.
E) lavagem com povidine degermante, curativo e avaliação de vacinação antitetânica somente, visto que todos os ferimentos superficiais dispensam a realização de profilaxia antirrábica e notificação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 6
VOLTAR ao índice: Enfermagem