Procura

Segurança e saúde no trabalhoFundamentos da saúde ocupacional


EXERCÍCIOS - Exercício 37

  • (IF-PE 2016)

TEXTO 09

“Durante muitos anos, a assistência à saúde do trabalhador esteve associada apenas às questões da previdência social. O decreto 3.724/19 que trata da indenização a ser paga pelo empregador em casos de acidente do trabalho, na sua definição, inclui os agravos ocorridos pelo exercício do trabalho ou a serviço da empresa. A enfermagem do trabalho utiliza os mesmos métodos e técnicas empregados na Saúde Pública visando a promoção da saúde do trabalhador e sua proteção contra riscos ocupacionais (químico, físico, biológico, ergonômico e de acidente).”

(CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem do Trabalho. São Paulo: EPU, 2011).


O conceito de acidente do trabalho, de acordo com a Lei 6.367/76 é o seguinte: “Acidente do trabalho será aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que causa a morte ou a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” Com base nisso, analise os itens a seguir e assinale a assertiva CORRETA


A) O exame demissional deverá ser realizado após a homologação da demissão desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 140 dias para as empresas grau de risco I e II.

B) Segundo a NBR 14280 da ABNT, as causas previsíveis de acidentes estão classificadas como condições inseguras dentre as quais estão: não fazer uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), trabalhar embriagado, usar ferramentas defeituosas ou inadequadas.

C) A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) é uma patologia relacionada ao trabalho que atinge diferentes categorias de trabalhadores. No Mapa de Risco, o ruído é considerado um risco ergonômico que deverá ser minimizado usando o EPI.

D) A Norma Regulamentadora número 7 (NR-7), exige a realização obrigatória de exames médicos em três níveis: o admissional, o demissional e o periódico.

E) As pneumoconioses são patologias decorrentes de um acúmulo de poeira nos pulmões podendo ou não determinar uma reação colágena (cicatricial) no tecido pulmonar. No Brasil, a principal doença desse tipo é a Silicose .


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38

Vamos para o Anterior: Exercício 36

Tente Este: Exercício 164

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.61ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.19ms))((ts_substr_im=0.98ms))
((total= 6ms))