Procura

HistóriaRevolução industrial


EXERCÍCIOS - Exercício 9

  • (CONSULPLAN 2016)

Trecho I

“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um determinado contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as relações de trabalho possíveis e de suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim, os modos de produção não devem ser analisados evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque um modo de produção predominante coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo contexto.” (Hobsbawm, 1998, p. 178-179.)

Trecho II

“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de desenvolvimento de suas forças produtivas.” (Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.)


Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar corretamente que:


A) O modelo de modo de produção refere-se especificamente aos aspectos econômicos de uma sociedade, dentro da visão materialista de Marx, excluindo os demais setores.

B) É preciso ter claro que o modo de produção ajuda a compreender a realidade, mas não é a realidade. É uma forma didática, utilizada pelos estudiosos para caracterizar e analisar os períodos pós-capitalistas.

C) Hobsbawm entende a noção de mundo do trabalho como a condição na qual os sujeitos estão inseridos ao construírem suas relações de trabalho, o que condiz com o conceito marxista de modo de produção.

D) Não se pode estimar o valor dos modos de produção na evolução das sociedades, pois é preciso entendê-los como processos dissociados de uma participação da sociedade como um todo, ligados apenas às classes produtoras.

E) É impossível a presença, nas formações sociais reais existentes, de características mescladas de diferentes modos de produção, pois como são de acordo com a dialética marxista, é necessário que um seja todo destruído para que o outro surja.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10

Vamos para o Anterior: Exercício 8

Tente Este: Exercício 23

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.12ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=1.18ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 8ms))