Procura

PortuguêsConcordância verbal concordância nominal


EXERCÍCIOS - Exercício 32

  • (VUNESP 2018)

Leia o trecho da entrevista da professora Magda Soares à Pesquisa Fapesp para responder a questão abaixo .
O sociólogo Pierre Bourdieu foi meu grande guru. Ele mostrou como a linguagem é usada como instrumento de poder na sociedade. Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento. As camadas populares têm que lutar muito contra a discriminação e a injustiça, e a linguagem é um instrumento fundamental. Alfabetização e letramento têm esse objetivo: dar às pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais. Em relação à língua escrita, a criança tem que aprender duas coisas. Uma é o sistema de representação, que é o sistema alfabético. Esse é um processo que trabalha determinadas operações cognitivas e tem que levar em conta as características do sistema alfabético, é saber decodificar o que está escrito, ou codificar o que deseja escrever. Mas isso deve ser feito em contexto de letramento, com textos reais, não com o clássico exemplo “Eva viu a uva”. Que Eva? Que uva? Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, porque o foco era a criança aprender apenas o código. Mas a questão é que a criança precisa aprender o código sabendo para o que ele serve.
A escrita é uma tecnologia como outras. É importante aprender a escrever, conhecer a relação fonema-letra, saber que se escreve de cima para baixo, da esquerda para a direita, aprender as convenções da escrita. Mas essa tecnologia, como toda tecnologia, só tem sentido para ser usada: para saber interpretar textos, fazer inferências, ler diferentes gêneros, o que significa outra coisa e exige outras habilidades e competências. Aprender o sistema de escrita é alfabetização. Aprender os usos sociais do sistema de escrita é letramento.
(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à concordância, de acordo com a norma-padrão.


A) Quando se fala em língua escrita, é preciso lembrar que existe duas coisas que a criança tem de aprender.

B) É desejável práticas de ensino que se fundamente no contexto de letramento, com textos reais.

C) A codificação e a decodificação eram práticas comuns na alfabetização tradicional, que tinha o código como foco.

D) Quando se oferece tecnologias para as crianças, é preciso entender que elas só fazem sentido para ser usada.

E) O domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade são objetivo da alfabetização e do letramento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 33

Vamos para o Anterior: Exercício 31

Tente Este: Exercício 290

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.37ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.72ms))((ts_substr_c=1.77ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 9ms))