Procura

PedagogiaPesquisa em educação


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (IBADE 2016)

A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor - estudante - conhecimento - vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.


A) Em todos as séries da Educação Infantil, adota-se uma estratégia de progresso individual e contínuo, sem avaliações que impeçam o acesso do educando à etapa seguinte.

B) Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas, assim como no projeto político-pedagógico da escola.

C) Para o avanço nos cursos e nas séries há isenção de verificação do aprendizado, para se evitar constrangimentos e burocracias que emperrem o processo.

D) A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, apontando para uma avaliação individual, que se atém ao quantitativo do aprendizado porque identifica o desenvolvimento dependente do estudante, que, apesar de indissociavelmente ético, é carente.

E) A avaliação na Educação Infantil é realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, objetivando promoção, mesmo em se tratando de acesso ao Ensino Fundamental.


VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=11.11ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.47ms))((ts_substr_c=0.76ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 13ms))