Procura

Engenharia civilPatologias


EXERCÍCIOS - Exercício 26

  • (IBFC 2016)

Quanto ao mecanismo de formação de fissuras devido a movimentações térmicas, pode-se dizer que as movimentações térmicas de um material estão relacionadas com as propriedades físicas do mesmo e com a intensidade da variação de temperatura, a magnitude das tensões desenvolvidas é função da intensidade da movimentação, do grau de restrição imposto pelos vínculos a esta movimentação e das propriedades elásticas do material. As trincas de origem térmica podem surgir por movimentações diferenciadas entre componentes de um elemento, entre elementos de um sistema e entre regiões distintas de um mesmo material. As principais movimentações diferenciadas ocorrem em função de:

1. junção de materiais com diferentes coeficientes de dilatação térmica, sujeitos as mesmas variações de temperatura (ex. movimentações entre argamassa de assentamento e componentes da alvenaria).

2. exposição de elementos a diferentes solicitações térmicas naturais (ex. coberturas em relação a parede de uma edificação).

3. gradiente de temperaturas ao longo de um mesmo componente (ex. gradiente entre a face exposta e a face protegida de uma laje de cobertura).

4. falta de junta de dilatação.


Assinale a alternativa INCORRETA.


A) 1, somente

B) 1, 2, somente

C) 1, 2, 3, somente

D) 4, somente

E) 1, 2, 3, 4


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 27

Vamos para o Anterior: Exercício 25

Tente Este: Exercício 104

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.89ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.57ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 3ms))