Medicina do trabalhoPolítica nacional de saúde do trabalhador
- (FAEPESUL 2016)
Referente aos objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituídos na Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, incluem COM EXCEÇÃO:
A) Promoção da saúde e ambientes e processos de trabalhos saudáveis, o que pressupõe ao estabelecimento e adoção de parâmetros protetores da saúde dos trabalhadores nos ambientes e processos de trabalho.
B) Fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde, o que pressupõe a identificação das atividades produtivas da população trabalhadora e das situações de risco à saúde dos trabalhadores no território.
C) Controle e avaliação da qualidade dos serviços e programas de saúde do trabalhador, nas instituições e empresas públicas e privadas.
D) Ampliar o entendimento de que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação hierárquica, devendo a relação saúde-trabalho ser identificada em todos os pontos e instâncias da rede de atenção.
E) Garantir a integralidade na atenção à saúde do trabalhador, que pressupõe a inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS, mediante articulação e construção conjunta de protocolos, linhas de cuidado e matriciamento da saúde do trabalhador na assistência e nas estratégias e dispositivos de organização e fluxos da rede.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14
Vamos para o Anterior: Exercício 12
Tente Este: Exercício 21
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina do trabalho