Administração geralEstratégias competitivas de porter
- (ESAF 2016)
Segundo PORTER (1996), é uma ameaça para a empresa, a possibilidade da entrada de novos concorrentes capazes de brigar para ganhar maior participação no mercado. Como meio de defesa, uma empresa precisa estar, constantemente, analisando o mercado e implantando barreiras de entrada, para reduzir essa ameaça. Segundo o autor, temos oito tipos de barreira de entrada. Sobre as barreiras e seus significados, assinale a opção incorreta.
A) Desvantagem de custo independente da escala – redução de custo unitário à medida que aumentamos a quantidade produzida, forçando o concorrente a produzir em larga escala e tornando, para ele, uma operação de alto risco.
B) Diferenciação do produto – a empresa que já está atuando no mercado possui uma marca mais consolidada, e, muitas vezes, já ganhou fidelidade ou lealdade dos consumidores, gerando para o concorrente custos adicionais com publicidade e ações para passar a fase da experimentação e quebrar o vínculo criado com a marca existente.
C) Necessidades de capital – torna-se uma barreira de entrada quando é necessário grande investimento para iniciar o negócio.
D) Acesso aos canais de distribuição – a empresa concorrente precisa criar seus próprios canais de distribuição para que seu produto chegue ao consumidor.
E) Retaliação prevista – os concorrentes já existentes podem responder com rigor ao novo concorrente, com ações do tipo baixa no preço, por exemplo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 20
Vamos para o Anterior: Exercício 18
Tente Este: Exercício 39
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral