Procura

Arquitetura de computadoresData center


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (COMPERVE 2018)

Em um Datacenter, um dos principais projetos a ser considerado é o de climatização, em especial, devido à implicação da climatização no funcionamento adequado dos equipamentos de TI e o alto custo associado ao consumo de energia, além de questões ambientais ( Green IT). Dessa forma, é correto afirmar:


A) o Free Cooling é uma técnica de refrigeração que utiliza o ar externo sem obrigatoriamente resfriá-lo antes deste entrar na Computer Room e, por isso, apresenta altos índices de eficiência energética. Além disso, diferente de outras técnicas usadas no resfriamento dos Datacenters, essa não necessita do direcionamento do fluxo do ar.

B) uma solução bastante utilizada em Datacenters são os sistemas de contenção térmica, que permitem manter confinado o ar “quente” ou “frio”, evitando recirculação do ar. Além de aumentar a eficiência energética, possibilitam uma expansão modular pela inserção de racks para abrigar equipamentos de TI ou mesmo de unidades CRAC/CRAH para atender ao aumento da carga térmica.

C) na Computer Room , para que haja uma melhor circulação do ar, sempre que possível, é importante manter um espaço (vertical) entre os equipamentos críticos de TI, e esse espaço deve ficar aberto (sem bloqueio), otimizando o fluxo de ar pretendido.

D) um método de refrigeração bastante utilizado em Datacenters, especialmente nos de médio e grande portes, é o uso de chillers , equipamentos instalados na Computer Room juntamente com a unidade CRAH, que utilizam um sistema com água gelada transportada através de encanamentos até as torres de resfriamento (parte externa do prédio).


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 83

VOLTAR ao índice: Arquitetura de computadores






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+