Procura

PortuguêsConcordância verbal concordância nominal


EXERCÍCIOS - Exercício 31

  • (IF-SP 2018)

Assinale a alternativa em que há uso de concordância verbal inadequado à norma culta:


A) A maioria dos jornalistas em assessorias de imprensa do Rio trabalha além das sete horas diárias permitidas pela lei para a categoria, revela enquete do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) sobre as condições de trabalho e salário nas assessorias da cidade.

B) As divergências dos variados grupos presentes na assembleia de ontem se revelaram, mais do que com firmeza no campo das ideias, com hostilidades pessoais inaceitáveis, que conduziram a sessão à natural degeneração. O relevante não foi discutido, já que mais de um grupo se ofendia na tumultuada reunião.

C) As pesquisas da área da Educação, como as elaboradas por Perrenoud (2001), têm defendido que grande parte das estratégias de ensino utilizadas pelo professor em sala de aula devem ser adaptadas às características dos alunos, à composição da classe e à história das relações entre os educandos e entre eles e o professor.

D) A equipe acompanhava a irmã Georgina. Ela nos recordava das idas e vindas para tornar possível a compra da casa, os esforços de seu pai para ajudá-la, poupando dinheiro etc. Por caminhos floridos, fomos nos aproximando do cemitério. Vários de nós ficaram impressionados com a quantidade de sepulturas que havia, sendo muitas delas de irmãs apreciadas pelos padres.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 32

Vamos para o Anterior: Exercício 30

Tente Este: Exercício 246

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+