PedagogiaInterdisciplinaridade e contextualização
- (Avança SP 2022)
Leia o trecho a seguir.
Interdisciplinaridade não é uma panaceia que garantirá um ensino adequado, ou um saber unificado, mas um ponto de vista que permite uma reflexão aprofundada, crítica e salutar sobre o funcionamento do mesmo.
Fonte: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro – efetividade ou ideologia.Coleção Realidade Educacional- IV. Ed. Loyola, SP. 2002.
Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa CORRETA.
A) É condição de volta ao mundo vivido e recuperação da unidade pessoal, pois o grande desafio não é a reorganização metódica dos estudos e das pesquisas, mas a tomada de consciência sobre o sentido da presença do homem no mundo.
B) É possibilidade de aumento do hiato existente entre a atividade profissional e a formação escolar.
C) A interdisciplinaridade não possibilita uma certa identificação entre o vivido e o estudado, uma vez que o vivido resulta da interrelação de múltiplas e variadas experiências.
D) Na interdisciplinaridade, a preocupação com a verdade do homem enquanto ser no mundo seria substituída pela verdade de cada disciplina.
E) Na interdisciplinaridade, se admite que o conhecimento se restrinja a campos delimitados de especialização, pois não é na opinião crítica do outro que uma opinião é formada, onde a linguagem não é de um mas de vários.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 144
Tente Este: Exercício 169
VOLTAR ao índice: Pedagogia