MedicinaPatologia clínica
- (AMAUC 2021)
Na avaliação de um hemograma, o médico evidenciou, pelo relatório, a presença de esquizócitos. Esse achado, pode ser descrito como:
A) Hemácias em "forma de chapéu mexicano", com a presença de um centro escuro cercado por um halo claro que por sua vez é cercado por um halo com hemoglobina, dando a forma de um alvo. Aparecem na anemia ferropriva, em algumas hemoglobinopatias (talassemias, hemoglobina C) e hepatopatia crônica.
B) Hemácias "empilhadas" devido a hiperproteinemia sérica, tal como acontece na hipergamaglobulinemia (tanto policlonal como monoclonal).
C) Hemácias espiculadas, com pontas pequenas; pode tratar-se de artefato (problemas com o manejo da amostra coletada, por exemplo), uremia ou raramente eritroenzimopatia (deficiência de piruvato quinase).
D) Hemácias fragmentadas, visualizadas na microscopia como células espiculadas, irregulares e em geral menores do que as hemácias normais. Formam-se, após trauma das hemácias, na circulação, como pode ocorrer em próteses valvares disfuncionais (que podem levar ao turbilhonamento excessivo do sangue) e em doenças da microcirculação como a Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) onde ocorre deposição excessiva de fibrina na microcirculação, também levando à lesão mecânica dos eritrócitos.
E) Agregados irregulares de hemácias causadas pela ligação de anticorpos do tipo IgM a antígenos eritrocitários, como vistos na infecção por Mycoplasma pneumoniae . Também são vistas, na doença das crioaglutininas e em outras infecções.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15
Vamos para o Anterior: Exercício 13
Tente Este: Exercício 16
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina