PortuguêsPronomes demonstrativos
- (CESPE / CEBRASPE 2021)
Texto 1A18-I
Nos Estados Unidos da América, no século XIX, a
passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da
cidade significou também a passagem da noção de caça aos
criminosos para a prevenção dos crimes, em um deslocamento do
ato para o ator. Como na Europa, a ênfase na prevenção teria
representado nova atitude diante do controle social, com o
desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de
explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou
redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores
específicos da sociedade vistos como produtores de
comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os
vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça
criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a
explicação e para a prevenção do comportamento criminoso,
agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a
psiquiatria e, especialmente, a criminologia.
Na Europa ocidental, as novas instituições estatais de
vigilância deveriam controlar o exercício da força em sociedades
em que os níveis de violência física nas relações interpessoais e
do Estado com a sociedade estavam em declínio. De acordo com
a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no
Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções
e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor
estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do
período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era
socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o
autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se
impor na modernidade. A conversão do controle que se exercia
por terceiros no autocontrole é relacionada à organização e à
estabilização de Estados modernos, nos quais a monopolização
da força física em órgãos centrais permitiu a criação de espaços
pacificados. Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser
submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais
protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em
que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e
monopolizadas por especialistas.
C. Mauch. Considerações sobre a história da polícia . In: MÉTIS:
história & cultura, v. 6, n.º 11, jan./jun. 2007, p. 107-19 (com adaptações).
Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto 1A18-I, julgue o item que se segue.
O pronome “Isso”, que introduz o terceiro período do
primeiro parágrafo do texto, poderia ser corretamente
substituído por O que.
C) Certo
E) Errado
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