Administração geralModelo burocrático de organização
- (FUNDATEC 2021)
“Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. (...) O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário: a burocracia é a organização eficiente por excelência e define nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas” (CHIAVENATO, 2021). Assim, segundo Max Weber, entre outras, a burocracia apresenta as seguintes características:
I. Caráter formal das comunicações: a burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. As regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito.
II. Competência técnica: a burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada em preferências pessoais.
III. Rotinas e procedimentos padronizados: a burocracia é uma organização que fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo.
Quais estão corretas?
A) Apenas II.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 182
Vamos para o Anterior: Exercício 180
Tente Este: Exercício 115
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral