Auditoria governamentalAuditoria operacional
- (FUNDATEC 2019)
A Controladoria-Geral do Município de Porto Alegre, por meio da Divisão de Auditoria-Geral, no período de 31 de março a 06 de abril de 2017, realizou auditoria na área de pessoal do Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU. Como resultado dos trabalhos, foi emitido o respectivo relatório, cujo Quadro-Resumo dos Apontamentos foi publicado na internet, no portal da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). No referido quadro, constam, entre outros, os apontamentos transcritos abaixo, ipsis litteris . Com base nos conceitos de auditoria de regularidade e auditoria operacional, identifique cada um dos referidos apontamentos, levando em conta estritamente o conteúdo transcrito. Para tanto, analise os apontamentos abaixo e assinale R para o apontamento que se enquadre como resultado típico de auditoria de regularidade, ou O para o tipo de apontamento característico de auditoria operacional.
( ) Concessão de horas-extras anuais, concedidas de forma sistemática para determinados servidores, em desacordo com a legislação vigente.
( ) Existência de quantidade significativa de trabalhadores terceirizados com controle precário dos postos.
( ) Existência de um grande número de cedências para outros órgãos municipais e alta rotatividade no quadro funcional.
( ) Gasto elevado no pagamento de horas-extras aos servidores do DMLU, o que pode indicar insuficiência de quadro de pessoal.
( ) Servidores que recebem horas-extras e vales-extras além do estabelecido na legislação vigente.
A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) O – O – R – R – O
B) O – R – O – R – R.
C) O – R – R – O – O.
D) R – O – O – O – R.
E) R – O – R – O – O.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 52
Vamos para o Anterior: Exercício 50
Tente Este: Exercício 14
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Auditoria governamental