Administração geralModelo burocrático de organização
- (IF-ES 2019)
“A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos [...]. Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da burocracia sobre outras formas de associação” (CHIAVENATO, 2004).
De acordo com as vantagens que a burocracia pode proporcionar, conforme Chiavenato, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA :
A) Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.
B) Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.
C) Pluralidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.
D) Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres.
E) Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e as dos outros.
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