Administração geralModelo burocrático de organização
- (FUNCAB 2010)
Em Chiavenato temos que Weber via a burocracia como uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. E ao estudar essas consequências previstas, Merton notou também, as consequências imprevistas (ou indesejadas) que levam à ineficiência e às imperfeições. A isso Merton denominou de disfunções da burocracia para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo adquirido entre os leigos.
Em relação ao funcionamento dos modelos burocráticos de Weber e de Merton, assinale a opção correta.
A) São disfunções da burocracia: especialização da Administração, divisão do trabalho e a impessoalidade no relacionamento.
B) As disfunções da burocracia são causadas em face da exigência do controle que norteia toda a atividade organizacional.
C) O modelo de Merton se inicia pelo controle, por parte da organização, que visa aumentar a variabilidade do comportamento humano.
D) No modelo weberiano, visando a eficiência, são levadas em consideração as metas individuais dos seus membros, e não as coletivas.
E) Para Weber, o termo burocratização abrange a forma de agir e de pensar da organização, excluindo essas ações da vida social.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 112
Vamos para o Anterior: Exercício 110
Tente Este: Exercício 167
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral