Ciência e tecnologiaDiversos
- (CESPE 2010)
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) define as empresas de base tecnológica de menor porte como aquelas comprometidas com o projeto, desenvolvimento e produção de produtos e(ou) processos inovadores que se caracterizam pela aplicação sistemática do conhecimento técnico-científico, utilização de novas tecnologias, alta proporção de integração com pesquisa e desenvolvimento (P&D), alta proporção de ocupação de pessoal técnico e por destinarem-se a mercados pequenos e específicos.
SEBRAE (2001).
Tendo como referência o texto acima, considerando a hipótese de criação de uma pequena empresa de base tecnológica, os aspectos a serem analisados para identificar a capacidade de inovação em produto e o esforço tecnológico dessa empresa incluem
A) os gastos previstos para P&D em relação ao faturamento da empresa; a possibilidade de haver um departamento de P&D na empresa, seja ele estruturado ou não; a proporção de engenheiros e demais graduados em relação ao conjunto total de empregados na empresa; a possibilidade de relação com universidades e(ou) centros de pesquisa; o capital a ser investido em estudos antropotecnológicos.
B) os níveis de inovação já alcançados e a periodicidade em que fará outras inovações; a natureza dos produtos a serem desenvolvidos pela própria empresa; os gastos previstos para P&D em relação ao faturamento da empresa; a possibilidade de haver um departamento de P&D na empresa, seja ele estruturado ou não.
C) a capacidade de investimento em estudos antropotecnológicos; os níveis de inovação já alcançados e a periodicidade em que fará outras inovações; a natureza dos produtos a serem desenvolvidos pela própria empresa; os gastos previstos para P&D em relação ao faturamento da empresa; a possibilidade de haver um departamento de P&D na empresa, seja ele estruturado ou não.
D) a capacidade de investimentos em P&D; os níveis de inovação já alcançados e a periodicidade em que fará outras inovações; a capacidade de investimento em estudos antropotecnológicos.
E) a natureza dos produtos a serem desenvolvidos pela própria empresa; os gastos previstos para P&D em relação ao faturamento da empresa; a possibilidade de haver um departamento de P&D na empresa, seja ele estruturado ou não; a proporção de engenheiros e demais graduados em relação ao conjunto total de empregados na empresa; a possibilidade de relação com universidades e(ou) centros de pesquisa; e a possibilidade de despesas em aquisição de novas tecnologias relacionadas à acumulação tecnológica.
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