Comunicação socialRedação publicitária
- (FCC 2012)
Nas sociedades capitalistas avançadas, a população é mobilizada a se engajar nas tarefas necessárias à manutenção do sistema econômico e social através do consumo estético massificado. As tendências à crise sistêmica e deserção individual são combatidas, entre outros meios, através da exploração mercantil da cultura e dos processos de formação da consciência. Assim sendo, acontece, porém que seu conteúdo libertador se vê freado e, ao invés do conhecimento emancipador em relação às várias formas de dominação, as comunicações se veem acorrentadas à ordem social dominante.
(Hohlfeldt, Antonio; Martino, Luiz C.; França, Vera Veiga (org): Teorias da Comunicação – Conceitos, Escolas e Tendências. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 133)
Nos estudos da Comunicação, o trecho acima explica, o conceito de
A) organismos sociais.
B) semiótica.
C) indústria cultural.
D) culturalismo.
E) hibridismo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6
Vamos para o Anterior: Exercício 4
Tente Este: Exercício 11
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Comunicação social